Basílica do Santo Sepulcro
A Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém é o local mais venerado pelos cristãos em todo o mundo, pois fica no local da crucificação, sepultamento e ressurreição de Cristo.
Na Igreja da Ressurreição ou Basílica do Santo Sepulcro existe uma atmosfera única, difícil de sentir em qualquer outro lugar de Jerusalém. O cheiro do incenso se mistura com os cânticos, sussurros e orações dos milhares de fiéis que visitam este santuário cristão todos os dias, banhados pela luz suave dos círios.
Um pouco de história
No século IV d.C., o imperador Constantino enviou sua mãe, Helena, à Terra Santa, com o objetivo de encontrar a Vera Cruz de Jesus. Na sua busca pelas relíquias de Cristo, ela encontrou provas da localização do Monte Calvário ou Gólgota, onde Jesus foi crucificado.
O imperador então demoliu o templo romano que coroava a colina e cavou até encontrar vários túmulos judaicos escavadas na pedra e mandou construir um templo na localização que considerou ser o túmulo de Jesus. Durante os dois mil anos seguintes, esse templo cristão foi ampliado, destruído e restaurado várias vezes até se converter na maravilhosa basílica que conhecemos hoje em dia.
Hoje em dia, seis comunidades cristãs diferentes guardam o Santo Sepulcro: gregos, armênios, etíopes, sírios, coptas e franciscanos. Embora a interação entre eles seja quase nula, a mistura de vestimentas, rituais e cânticos de cada grupo torna o Santo Sepulcro um lugar muito especial para todos os visitantes, independente de qual for a sua crença.
O que ver no Santo Sepulcro
A Igreja da Ressurreição de Jerusalém é de tal magnitude, tanto arquitetônica como emocional, que quem veio de longe para contemplar este lugar sagrado para os cristãos, precisará de várias horas para completar a visita ao Santo Sepulcro.
Se você estiver interessado apenas no seu atrativo turístico, estes são os três lugares imprescindíveis que ver na Basílica do Santo Sepulcro.
- A Pedra da Unção: na entrada principal da basílica fica a famosa pedra, onde, de acordo com os evangelhos, Jesus foi ungido antes de ser sepultado. Todos os dias, centenas de fiéis de todas as partes do mundo se juntam ao redor da pedra esperando a sua vez para se ajoelhar e beijar essa relíquia.
- Monte Calvário: à direita da Pedra da Unção, existem umas escadas de pedra que levam a uma sala elevada, que representa o Monte Gólgota, onde Jesus foi crucificado. Essa grande rocha onde tudo aconteceu está protegida por um vidro e é adorada pelos cristãos.
- A Edícula: o túmulo de Jesus: O grande mausoléu de mármore que coroa a nave circular da basílica é a principal atração do Santo Sepulcro. As filas para entrar nesta pequena capela podem ser intermináveis, por isso recomendamos chegar logo de manhã. Apenas quatro ou cinco pessoas cabem no venerado leito de morte.
Curiosidades
As chaves da Basílica do Santo Sepulcro são guardadas por uma família muçulmana, que assumiu essa responsabilidade em 1192, passando a missão de geração em geração.
As eternas disputas entre as diferentes comunidades cristãs do Santo Sepulcro levaram à verdadeira loucura. Uma velha escadaria de madeira repousa em uma das janelas da fachada da basílica. Nenhum monge a moveu por medo de represálias dos que estão na frente. A escada existe desde 1852!
Todas as noites, vários membros de cada comunidade cristã se trancam na Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém e dormem ali, com um duplo objetivo: proteger o santuário e resguardar seus espaços da igreja da inveja dos demais monges.
Horário
De abril a setembro
Todos os dias das 5:00 às 21:00 horas.
De outubro a março
Todos os dias das 4:00 às 19:00 horas.
Preço
Entrada gratuita.
Lugares próximos
Souk de Jerusalém (124 m) Cidade Velha de Jerusalém (148 m) Jerusalém (201 m) Portas da Cidade Velha (250 m) Museu Torre de Davi (266 m)