Domo da Rocha

Se existe um momumento de Jerusalém que não deixa ninguém indiferente, esse é sem dúvida o Domo da Rocha. Situado no Monte do Templo (ou Esplanada das Mesquitas), a sua impressionante cúpula dourada se converteu em um verdadeiro símbolo da história de Jerusalém

Também conhecida como Cúpula da Rocha ou Mesquita de Umar, o Domo da Rocha é um dos monumentos mais importantes de Jerusalém e, sem dúvida, o mais marcante de toda a Cidade Velha.

Embora a entrada no templo seja proibida para não-muçulmanos, vale a pena visitar o Monte do Templo e contemplar a estonteante beleza externa do Domo da Rocha em Jerusalém, o terceiro lugar sagrado do Islã depois de Meca e Medina.

Um pouco de história

Entre 687 e 691, o califa Abd al-Malik construiu um grande templo no leste de Jerusalém para proteger a Pedra Fundamental. De acordo com a tradição muçulmana, esta rocha foi o lugar onde Maomé ascendeu ao céu, tornando-se o terceiro lugar mais sagrado do mundo para o Islã.

A cúpula da mesquita foi coberta com ouro, mas depois teve que ser removido para pagar as dívidas do califa. Vários séculos depois, o Domo da Rocha mais uma vez voltou a brilhar coberto de ouro, chamando a atenção de todos os visitantes de Jerusalém.

Este templo também é um lugar sagrado para os judeus, que afirmam que Abraão estava prestes a sacrificar seu filho na famosa rocha.

Imprescindível

Não importa se você é religioso ou ateu, a impressionante imagem do Domo da Rocha ficará gravada na sua memória para sempre.

Como muitas pessoas não têm permissão para entrar no templo, nossa recomendação é que você aproveite este monumento de todas as perspectivas possíveis. Do Muro das Lamentações terá uma visão mais geral, no Monte do Templo poderá ver todo o seu esplendor de perto e do alto do Monte das Oliveiras poderá desfrutar de um momento mágico durante o pôr-do-sol.

Horário

De abril a setembro
De domingo a quinta-feira: das 8:30 às 10:30 e das 13:30 às 14:30 horas.
De outubro a março
De domingo a quinta-feira: das 7:30 às 10:30 e de 12:30 à 13:30 horas.
Sextas-feiras e sábados: fechado.

Preço

Entrada gratuita.