Memorial do Holocausto Yad Vashem
No Monte da Recordação de Jerusalém fica o museu mais simbólico da cidade, dedicado a todas as pessoas que morreram durante o Holocausto. A história das almas das vítimas permanecem vivas no Memorial Yad Vasham de Jerusalém.
O Memorial do Holocausto ou Yad Vashem é um símbolo em memória dos seis milhões de judeus assassinados durante a Segunda Guerra Mundial. Está localizada no topo do Monte da Recordação e ocupa uma área de 4.200 metros quadrados.
O museu foi criado em 1953 e remodelado em 2005 com o objetivo de oferecer uma experiência reveladora e profunda das vivências de todas aquelas pessoas num dos episódios mais sombrios da história.
Este grande complexo que compõe o Memorial Yad Vashem está dividido em várias partes. A área mais visitada é o Museu de História do Holocausto, localizado em um grande edifício com um corredor central em forma de pirâmide de onde partem as nove galerias do museu. A luz do dia penetra pelas janelas do corredor superior de forma escalonada, criando uma atmosfera solene e que convida à reflexão.
Museu da História do Holocausto
Os corredores do grande pavilhão do museu são divididos por tema: Judeus na Europa antes do Holocausto, a perseguição nazista, a vida no gueto, o confinamento nos campos... Todas as galerias incluem objetos originais e material audiovisual que ajuda a entender o tratamento desumano que todas essas pessoas receberam.
Fotografias, cartas, maquetes e objetos pessoais contribuem para os testemunhos comoventes dos sobreviventes da Shoah (catástrofe em hebraico). Todos os itens expostos foram encontrados em campos libertados, em guetos em ruínas ou entregues pelas famílias dos mortos.
A parte mais dura do Museu de História do Holocausto é o Salão dos Nomes, um impressionante monumento de pedra que contém as fotos e os nomes de mais de três milhões de vítimas.
Outras partes do Memorial
Além da sinagoga, o centro de estudos e o pavilhão de exposições; o museu também tem um grande espaço ao ar livre com vários monumentos comemorativos:
- Sala da Memória: esta grande cripta de cimento contém apenas uma "Chama Eterna", em homenagem a todos os judeus assassinados, e uma cripta com as cinzas de muitas vítimas. Para não esquecer o que o Holocausto significou, os nomes de todos os campos de extermínio construídos na Segunda Guerra Mundial na Europa estão gravados no chão da cripta.
- Yad Layeled (Memorial das Crianças): No total, mais de 1,5 milhão de crianças judias foram assassinadas nos guetos e nos campos de extermínio nazistas. Este grande memorial busca homenagear sua memória através de uma gruta subterrânea com pequenas luzes infinitas que piscam no escuro enquanto ouvem os nomes de todas as crianças.
- O Monumento aos Deportados: Sem dúvida, um dos monumentos mais arrepiantes do Memorial Yad Vashem é este vagão suspenso na encosta da montanha.
- Avenida dos Justos entre as Nações: Esse caminho é formado por mais de duas mil árvores que representam todos os não-judeus que salvaram milhares de vidas durante o Holocausto.
Uma visita imprescindível
Visitar o Memorial do Holocausto de Jerusalém é uma experiência única para conhecer os antecedentes do terror nazista e as consequências do Holocausto para as pessoas que o sofreram e para as gerações futuras.
É realmente impressionante caminhar pelas diferentes salas do museu e ver quantos visitantes são judeus com a mesma aparência das pessoas que aparecem nas fotos e nos depoimentos. Embora seja uma visita de tirar o fôlego, acreditamos que é importante visitar o Memorial Yad Vashem para entender melhor a história do povo judeu.
Horário
De domingo a quinta-feira: das 9:00 às 17:00 horas.
Sextas-feiras e sábados: das 9:00 às 14:00 horas.
Preço
Entrada gratuita.
A entrada de menores de 10 anos é proibida.
Transporte
Ônibus: linhas 10, 16, 20, 23, 24, 26, 26a, 27, 28, 29, 33, 25, 39 e 150.
Lugares próximos
Museu de Ciências Bloomfield (2.5 km) Museu de Terras da Bíblia (2.7 km) Museu de Israel (2.8 km) Museu de Arte Islâmica (3.7 km) Mercado Mahane Yehuda (3.8 km)