Museu Arqueológico Rockefeller

Museu Arqueológico Rockefeller

Durante o mandato britânico de Israel, foram realizadas escavações arqueológicas em todo o país que revelaram peças de grande valor que hoje fazem parte do Museu Rockefeller em Jerusalém.

A poucos metros da Porta de Herodes fica o Museu Arqueológico Rockefeller de Jerusalém, instalado em um belo edifício de pedra calcária. O museu foi inaugurado em 1938, durante o mandato britânico, graças à doação milionária do filantropo americano John D. Rockefeller.

Este museu arqueológico abriga milhares de peças encontradas em escavações em Israel e nos Territórios Palestinos nas primeiras décadas do século XX. São principalmente antiguidades encontradas em escavações em Jerusalém, Ascalão, Jericó, Megido e Laquis.

O que ver no Museu Rockefeller

A coleção do Museu Arqueológico Rockefeller oferece uma viagem pela história de Israel desde os tempos pré-históricos até a era otomana. Você poderá ver objetos de cada período exibidos por ordem cronológica, começando com uma estátua encontrada em Jericó com mais de 9.000 anos.

As salas do museu são amplas, com tetos altos encimados por medalhões no mais puro estilo romano. Alguns dos objetos mais antigos são joias de ouro da Idade do Bronze, pergaminhos hebraicos, vasos da época de Jesus Cristo, mosaicos romanos e blocos com inscrições da era bizantina.

O Museu Rockefeller em Jerusalém também exibe moedas de diferentes períodos, esculturas romanas, lintéis, colunas e restos de antigas sinagogas. Uma das salas mais interessantes do museu abriga várias portas que faziam parte da mesquita de al-Aqsa e um lintel de mármore do século XII do Santo Sepulcro.

O pátio central

O pátio do Museu Arqueológico Rockefeller está formado por três pórticos em torno de um tanque central e é uma das áreas mais interessantes do museu. À primeira vista, o pátio evoca inevitavelmente a Alhambra de Granada, que serviu de inspiração para a sua construção.

Sob os arcos do pátio central encontram-se inúmeras peças grandes, como sarcófagos ou mosaicos romanos.

Horário

Domingo, segunda, quarta e quinta-feira: das 10:00 às 15:00 horas.
Sábados: das 10:00 às 14:00 horas.
Terça e sexta-feira: fechado.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: linhas 1 e 3.