Mar Morto

Graças à sua localização a mais de 400 metros de profundidade, o Mar Morto é o ponto mais baixo da Terra. Contém 30% de sal, o que permite flutuar confortavelmente nas suas águas, nas quais não vivem nem peixes nem plantas.

No topo das Colinas de Golã nasce o rio Jordão, a única fonte de água do Mar Morto. Esse lago localizado entre Israel, a Cisjordânia e a Jordânia reúne as características naturais que fazem dele um lugar único no planeta.

O mar mais salgado do mundo

Enquanto a água dos outros mares e oceanos possuem cerca de 3% de sal, o Mar Morto tem 30%, quase dez vezes mais. Essa característica tão peculiar faz com que ele não possa abrigar vida. No Mar Morto não há nem plantas, nem peixes, nem micro-organismos.

A parte boa é que é um lugar perfeito para flutuar. Inclusive as pessoas que não sabem nadar podem flutuar no Mar Morto sem nenhuma dificuldade e inclusive se manter sentadas para ler o jornal!

Além disso, o Mar Morto tem uma extensão de 70 quilômetros de comprimento e está em uma grande depressão, a cerca de 420 metros sob o nível do mar. É por isso que o Mar Morto é o lugar mais baixo da Terra.

Curiosidades do Mar Morto

  • O Mar Morto poderia desaparecer. A cada ano, o nível de água do lago perde cerca de 30 centímetros devido às alterações climáticas e à extração massiva de minerais das empresas de cosmética. Nessa zona é possível ver as primeiras cabines de salva-vidas a dezenas de metros da margem.
  • O fundo do lago está coberto por pedaços de cristal formados pela salinização. Os cristais na margem podem provocar cortes nos pés, enquanto os do fundo do Mar Morto criam autênticos corredores de sal na superfície do lago.
  • Personagens tão importantes quanto a Cleópatra e o rei Herodes iam com frequência ao Mar Morto para se purificar e beneficiar das suas propriedades medicinais.
  • O Mar Morto contém 35 tipos de minerais. Embora muitos tenham propriedades medicinais, é necessário ter cuidado e evitar que entre água nos olhos, já que é muito perigoso. Além disso, não é recomendável se depilar no dia anterior e evitar que a água toque feridas abertas, já que isso pode provocar ardor.

O que fazer no Mar Morto

O Mar Morto é um lugar único no mundo, famoso por suas propriedades naturais. Além de flutuar e esfoliar a pele com a água salgada do Mar Morto, você também poderá se cobrir de argila ou desfrutar de sessões de talassoterapia e massagens. Você sairá como novo!

O Mar Morto não só é espetacular por si só, mas pelo entorno natural que o rodeia. Está perto da histórica fortaleza de Massada, por isso muita gente combina essas duas visitas em um dia.

Como ir de Jerusalém ao Mar Morto

Chegar aos diferentes balneários do Mar Morto por conta própria pode ser muito entediante e você perderá muito tempo mudando de transporte. Por isso, o melhor é reservar uma excursão de Jerusalém e evitar esse tipo de preocupações.

No seguinte link, você poderá reservar uma excursão de um dia completo a Massada e ao Mar Morto:

Se você quiser, também pode combinar a excursão ao Mar Morto saindo de Jerusalém com uma visita guiada pela cidade: