Igreja de Todas as Nações
De acordo com a Bíblia, Jesus orou em uma pedra no Monte das Oliveiras antes de ser capturado pelos romanos. Hoje, uma elegante igreja neobizantina ergue-se sobre o lugar conhecido como a Rocha da Agonia: a Igreja de Todas as Nações.
No sopé do Monte das Oliveiras fica uma grande igreja cuja fachada colorida pode ser vista desde os arredores da Cidade Velha de Jerusalém, a Igreja de Todas as Nações. Este belo templo foi construído no início do século XX sobre as ruínas de uma basílica bizantina do século IV e uma capela dos cruzados do século XII.
O resultado foi um majestoso templo com três naves e doze cúpulas que marcam o local onde, segundo a Bíblia, Jesus Cristo orou na noite de sua detenção.
O que ver na Igreja de Todas as Nações
Sem dúvida, a parte mais marcante da igreja de Getsêmani é sua fachada. A fachada do templo tem três arcos sobre três blocos de pilares encimados por um grande mosaico de cores vivas. Jesus Cristo é representado como a união do Céu e da Terra em um fundo dourado.
O interior da Igreja de Todas as Nações destaca-se pelas doze abóbadas pintadas de azul e pontilhadas de astros, que simulam uma grande noite estrelada. Nas abóbadas estão representados os emblemas dos países que doaram fundos para a construção da basílica, por isso o lugar é conhecido como a Igreja das Nações.
A Rocha da Agonia
A Igreja de Todas as Nações é um lugar sagrado de peregrinação para os cristãos, pois abriga a famosa Rocha da Agonia, onde Jesus Cristo orou na noite em que foi preso pelos romanos.
Esta grande rocha preside o altar da Igreja e está rodeado por uma coroa de espinhos de ferro. Todos os dias, milhares de peregrinos se ajoelham para rezar diante dessa pedra sagrada e lembrar a cena que Jesus protagonizou, e que está representada no mosaico superior do altar.
O Jardim de Getsêmani
Outro dos lugares que visitar na igreja é o Jardim de Getsêmani, uma área de 1200 metros quadrados que abriga oito oliveiras da época de Cristo. Você poderá identificar essas árvores milenárias pela espessura dos seus troncos.
Tanto os crentes como os ateus irão desfrutar da visita ao Jardim de Getsêmani e à Igreja das Nações, duas das visitas imprescindíveis em Jerusalém.
Horário
Todos os dias das 8:30 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas.
Preço
Entrada gratuita.
Transporte
Ônibus: linhas 83, 205 e 206.
Lugares próximos
Igreja de Santa Ana (376 m) Domo da Rocha (427 m) Monte das Oliveiras (430 m) Monte do Templo (549 m) Túneis do Muro das Lamentações (619 m)