Museu de Arte Islâmica

Museu de Arte Islâmica

Relógios antigos, astrolábios, peças de xadrez, fragmentos do Alcorão, joias... O Museu de Arte Islâmica de Jerusalém é único em Israel e abriga uma das coleções mais importantes do mundo.

O Museu de Arte Islâmica de Jerusalém ou Instituto Mayer de Arte Islâmica é uma viagem ao passado mais glorioso das potências islâmicas do Oriente. A partir do século VII em diante, as terras que hoje conhecemos como Turquia, Irã, Síria, Índia, Afeganistão ou Espanha desenvolveram um estilo artístico repleto de cor, elegância e brilho: a arte islâmica.

Este museu em Jerusalém foi inaugurado em 1974 com o objetivo de mostrar ao mundo os tesouros autênticos da arte islâmica. As peças da coleção vão do século VII ao XIX e incluem ourivesaria, armas, tapetes, bússolas e muitos outros objetos com séculos de história.

O que ver no Museu de Arte Islâmica

Para muita gente, a arte islâmica é um apelo aos sentidos pelas suas cores vibrantes, formas geométricas e detalhes em ouro e em prata. Muitos dos objetos das exposições do Museu de Arte Islâmica confirmam isso. Instrumentos musicais, cerâmicas, tapetes, joias e azulejos mostram com detalhe a evolução da arte islâmica ao longo do história. 

Na entrada do museu é projetado um documentário sobre Meca, o lugar mais sagrado para os muçulmanos e, além do mais, você poderá ver um Mihrab de oração feito com azulejos de cerâmica. 

Entre as peças mais antigas estão páginas do Alcorão, mapas, utensílios de cerâmica e até peças de xadrez esculpidas na Índia. 

O melhor: os relógios

A parte mais interessante do Museu de Arte Islâmica fica no subsolo, a coleção de relógios antigos. Relógios de pulso, de parede e de corrente estão expostos em várias salas... Existem relógios de todos as épocas, tipos, formas e mecanismos imagináveis.

Entre os relógios mais curiosos está um relógio-astrolábio que indica a direção de Meca, os cinco momentos de oração e o horóscopo. Uma verdadeira relíquia!

Horário

De segunda a quarta-feira: das 10:00 às 15:00 horas.
Quinta-feira: das 10:00 às 19:00 horas.
Sexta-feira e domingo: das 10:00 às 14:00 horas.
Sábado: fechado.

Preço

Adultos: séquel44 (US$13,60).
Crianças: séquel25 (US$7,70).

Transporte

Ônibus: linha 13.

Lugares próximos

Museu de Israel (927 m) Museu de Terras da Bíblia (1.2 km) Rua Ben Yehuda (1.4 km) Abadia da Dormição (1.5 km) Praça Sião (1.6 km)