Moeda de Jerusalém

A moeda oficial de Jerusalém é o novo shekel ou shekel (ILS). Seu símbolo em hebraico é ₪ e cada unidade é dividida em 100 agorot.

Durante o mandato britânico de Israel, a moeda do país era a libra esterlina (GBP). Na década de 1980, foi trocada pelo novo shekel (ILS) como a moeda oficial de Israel e dos territórios palestinos. 

Notas e moedas

Em Jerusalém, você poderá encontrar notas de 20, 50, 100 e 200 shekels israelenses, com a imagem de quatro escritores nacionais (dois homens e duas mulheres) na parte de trás. As moedas de Jerusalém se dividem em 1, 2, 5 e 10 agorot.

Com dinheiro ou cartão?

Você poderá pagar com cartão em Jerusalém em praticamente todas as lojas e restaurantes. Geralmente não existe uma quantidade mínima requerida, então você não terá nenhum problema para pagar com cartão. A única exceção são as lojas do souk árabe de Jerusalém ou os mercados da zona oeste, onde é possível que não tenham máquina ou exijam uma quantidade mínima para poder pagar com cartão.

Em outras cidades de Israel como Tel Aviv ou Nazaré, você poderá pagar com cartão sem problemas em lojas de souvenirs, restaurantes e outros estabelecimentos dedicados ao turismo. Mesmo assim, é sempre bom ter algo de dinheiro em espécie.

Onde trocar o dinheiro?

Se você não viaja com shekels a partir do seu lugar de origem, existem várias maneiras de trocar dinheiro em Israel. No Aeroporto Ben-Gurion você encontrará vários postos onde conseguir a divisa local a um tipo de cambio bastante justo. 

Outra alternativa é trocar dinheiro nas casas de câmbio. Você pode encontrá-las por toda a cidade, sobre tudo nas portas da Cidade Velha.

Na nossa opinião, a melhor maneira de conseguir shekels é através dos caixas eletrônicos. Será aplicada a taxa de câmbio estabelecida pelo seu banco nesse momento. 

Tipo de câmbio

séquel10 (US$3,10)