Jericó, a cidade mais antiga do mundo

Jericó, a cidade mais antiga do mundo

Os amantes da história têm uma parada obrigatória em Jericó, cidade habitada há mais de dez séculos e que aparece em setenta passagens da Bíblia.

Jericó é uma cidade palestina localizada na Cisjordânia, a apenas 25 quilômetros de Jerusalém. A cidade, construída no vale do Jordão, cresceu às margens do rio e está a 240 metros sob o nível do mar. Uma característica única!

A cidade mais antiga do mundo

Os primeiros habitantes de Jericó, que levantaram as primeiras construções e plantaram os primeiros cultivos, foram os cananeus há mais de 10 mil anos. Os sítios arqueológicos de Jericó revelaram que a cidade foi habitada por vários povos ao longo da sua história: romanos, bizantinos, muçulmanos e otomanos.

A Bíblia também menciona a antiga cidade de Jericó em diversas ocasiões, como na parábola do bom samaritano. Além disso, segundo a tradição judaico-cristã, os judeus exilados do Egito esperaram 40 anos às portas da cidade para finalmente cruzar Jericó e chegar à Terra Prometida: Israel.

O que ver em Jericó

  • Ruínas da antiga Jericó: embora à simples vista possam parecer “um punhado de pedras”, as ruínas Tel Al-Sultan mostram a origem de Jericó há mais de 10 mil anos e são os vestígios mais antigos da cidade.
  • Palácio de Hisham: este palácio omíada do século VIII é uma relíquia da história de Jericó. Passeando pelas ruínas do palácio é possível diferenciar o pátio, os banheiros e a mesquita. Muitos dos objetos encontrados durante as escavações arqueológicas são expostos hoje no Museu Rockefeller de Jerusalém.
  • Fonte de Eliseu: perto do sítio arqueológico está a Fonte de Eliseu, o lugar mais fotografado de toda Jericó. Embora a fonte em si não tenha grande coisa, a inscrição lembra que estamos na “cidade mais antiga do mundo” é digna de uma foto de lembrança.
  • Monte da Tentação: sem dúvida o lugar mais espetacular para ver em Jericó é o Monte da Tentação, onde, segundo a Bíblia, Jesus passou 40 dias sem comer, resistindo às tentações do diabo.

O funicular de Jericó

Aos pés do Monte da Tentação está a estação de funicular que leva ao topo por séquel55 (US$16,70). Embora também haja um caminho, subir com o calor sufocante da zona não é nada recomendável.

Você verá do alto a imensidão de Jericó, algumas ruínas e as montanhas da Jordânia ao fundo. Além das vistas, não há muito mais para fazer no monte, que só abriga um restaurante e um pequeno santuário na gruta onde Jesus sofreu as tentações.

Como chegar a Jericó

Há várias formas de ir de Jerusalém a Jericó, mas é importante levar em conta que é necessário viajar à Cisjordânia, uma zona ocupada. Embora isso não seja um problema no que se refere à segurança, os controles aos ônibus e carros que cruzam os controles diariamente podem chegar a ser demorados. Essas são as opções de transporte:

  • Transporte público: há vários ônibus que saem da Estação de Jerusalém até Almog Junction, a estação mais próxima a Jericó. Depois você terá que pegar um táxi para percorrer o resto do trajeto, de cerca de 15 minutos.
  • Excursão organizada: a melhor opção é reservar um tour organizado e evitar se preocupar com os horários e transportes.

Excursão a Jericó

A melhor opção para evitar preocupações é reservar um tour organizado com guia e que inclui o transporte de ônibus a todos os pontos de interesse