Monte das Oliveiras

Se há uma testemunha impassível da história de Jerusalém, sem dúvida é o Monte das Oliveiras, protagonista de várias passagens da Bíblia, cenário de guerras com os árabes e local sagrado de sepultamento para os judeus.

Um pouco de história

Vários milênios atrás, uma vasta montanha cheia de oliveiras erguia-se majestosamente ao leste de Jerusalém. A primeira menção escrita do Monte das Oliveiras aparece na Bíblia. Várias passagens das escrituras sagradas relatam a última oração de Cristo, a prisão do Messias ou seus sermões aos discípulos. Tudo isso com o histórico Monte das Oliveiras como pano de fundo.

Dada a santidade do lugar, o Monte das Oliveiras em Jerusalém está cheio de igrejas que lembram todas essas passagens. A Gruta de Getsêmani, onde Judas entregou Jesus, o Sepulcro de Maria, onde a Virgem foi sepultada, a Igreja de Maria Madalena, famosa por suas torres douradas e a Basílica de Getsêmani, a mais venerada por representar o lugar onde Jesus orou pela última vez.

Visitar o cemitério judeu

Sem dúvida a parte mais marcante do Monte das Oliveiras é o histórico cemitério judeu que cobre parte de sua encosta. Com mais de três mil anos e 150.000 túmulos, é o cemitério mais antigo do mundo.

O cemitério está aberto aos visitantes e é uma das visitas mais interessantes de Jerusalém. Passeando pelas sepulturas, você verá lápides danificadas pela erosão, outras recentes e muitas com pequenas pedras no topo, uma tradição judaica de homenagear os falecidos.

Ser enterrado no cemitério do Monte das Oliveiras em Jerusalém é considerado um privilégio para os judeus. Segundo a profecia, quando o Messias chegar, ele ressuscitará os mortos a partir do Monte das Oliveiras. É por isso que algumas famílias pagam até US$150000 por um túmulo neste cemitério. Todos querem ser os primeiros!

Um excelente mirante

Outra vantagem de subir o Monte das Oliveiras são as excelentes vistas que oferece. Em frente ao hotel Seven Arches está o mirante que oferece uma vista panorâmica única da cidade murada, a Cidade de Davi e o Vale do Cédron.

O Monte das Oliveiras fica bem em frente à Porta Dourada, então as vistas do Monte do Templo e do Domo da Rocha são simplesmente deslumbrantes. Se não tiver problemas de horário, recomendamos subir no mirante do Monte das Oliveiras ao entardecer, para desfrutar de um pôr-do-sol único ao ritmo da chamada à oração. Um momento mágico!

Preço

Entrada gratuita.

Tour pelo Monte das Oliveiras US$33.5

Transporte

Ônibus: linha 255.

Lugares próximos

Igreja de Todas as Nações (430 m) Domo da Rocha (802 m) Igreja de Santa Ana (805 m) Museu Cidade de Davi (868 m) Monte do Templo (940 m)