Haifa

Os famosos Jardins Baha’i, únicos no mundo, foram declarados Patrimônio da Humanidade e constituem há anos a joia turística por excelência de Haifa, uma próspera cidade israelense banhada pelo Mediterrâneo.

Ao norte da vibrante Tel Aviv está outra das cidades com mais encanto e contraste de todo Israel: Haifa. Essa cidade costeira, banhada pelo mar Mediterrâneo, está aos pés do Monte Carmelo e se estende ladeira acima, o que faz com que seja uma cidade construída por níveis. Prepare-se para subir ladeiras!

Trata-se da terceira maior cidade de Israel e muitos já lhe batizaram como a “capital do norte”. Mas, antes de se tornar a cidade próspera e desenvolvida que é hoje em dia, Haifa sofreu as invasões de persas, hebreus, egípcios, romanos, cruzados e otomanos, povos que deixaram sua marca em suas ruas históricas.

Além dos jardins de Haifa, a cidade não tem muito mais a oferecer, por isso muita gente costuma aproveitar para ver Haifa e Cesareia em um dia devido à sua proximidade.

O que ver em Haifa

Em Haifa convivem cristãos, muçulmanos e judeus há séculos, por isso a Cidade Velha conta com igrejas, sinagogas e mesquitas. Passeando pelo centro, você também vai encontrar um bazar árabe onde comprar souvenirs da cidade e todo tipo de recordações.

Outro dos atrativos de Haifa é o bairro da colônia alemã, um conjunto de casas de pedra com telhados vermelhos construídas por alemães que chegaram a Israel no século XIX.

O Porto de Haifa, com a chegada semanal de cruzeiros na alta temporada, e as praias da cidade completam a lista de lugares para visitar em Haifa.

Os Jardins Baha’í

Declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, esses impressionantes jardins escalonados coroam a ladeira do Monte Carmelo e se tornaram o símbolo por excelência de Haifa. São 19 terraços suspensos decorados com flores e seguindo o estilo dos antigos jardins persas.

Coroando os Jardins de Baha’i está o Santuário do Báb e sua brilhante cúpula dourada de mais de 40 metros de altura. Impressionante!

Se você planeja visitar Haifa, recomendamos consultar o tempo antes, pois os Jardins Baha’i costumam fechar devido às chuvas.

Como ir de Jerusalém a Haifa

  • Ônibus: o ônibus 960 conecta Jerusalém com Haifa todos os dias, exceto durante o Shabat. O trajeto dura uma hora e meia e é a maneira mais econômica de ir a Haifa saindo de Jerusalém, já que custa cerca de séquel60 (US$18,10).
  • Táxi: levando em conta que a distância entre Jerusalém e Haifa é de 150 quilômetros, não consideramos que o táxi seja uma opção recomendada.

Excursão a Haifa

A melhor forma de visitar Haifa e outras cidades de Jerusalém sem ter que se preocupar com transporte e horário é reservar uma excursão organizada com guia e transfers. Trata-se de melhor forma de conhecer a história do lugar mais a fundo e visitar outros destinos israelenses.